Eu finalmente descobri o objetivo da minha vida. E isso é tão libertador! Por muito tempo eu sofri por não saber o que fazer da minha vida, qual era o próximo passo. Meus objetivos sempre eram tão pequenos, tão fáceis de serem alcançados, que eu ou logo me desinteressava por não conseguir satisfação com eles, ou conseguia alcançá-los rapidamente e, de qualquer forma, logo voltava a sofrer por não ter nenhum objetivo. Mas agora eu tenho um objetivo grandioso. Eu conhecia a palavra "ambição", mas nunca tinha realmente entendido seu significado, e muito menos por que isso era tão valorizado. Agora eu entendo, porque eu finalmente tenho um objetivo "ambicioso". Ter um objetivo tão grande, tão "inalcançável", tira todo o peso de ter que procurar por um rumo. Não estou mais perdido, sem saber para onde ir.
Um objetivo desse porte coloca todo o resto em uma perspectiva completamente diferente. Tudo parece menor perto de onde quero chegar, da pessoa que quero me tornar. Quando se tem um propósito, um desejo sincero e avassalador, tudo que não contribui para se alcançar esse objetivo, direta ou indiretamente, se torna frívolo. Nada mais importa, e tudo fica mais fácil de suportar. Quando descobri meu propósito finalmente entendi os sentimentos daquelas pessoas que iniciaram tantas revoluções ao longo da história. Meu objetivo parece tão grande, tão inalcançável, que me sinto impotente, incapaz. Mas todo revolucionário tinha um objetivo que parecia inalcançável. Eles foram julgados pela sociedade e sofreram de forma inimaginável, mas permaneceram firmes em seus objetivos. Porque nada mais importa além do seu propósito. E a história está cheia de revolucionários que obtiveram sucesso, mesmo diante de um objetivo como o de Galileu, capaz de desafiar todo o conhecimento humano. Muitos falharam, sim, mas muitos obtiveram sucesso, e por que eu não posso ser um deles? O que pretendo alcançar parece inalcançável. Vai ser difícil, vai levar décadas, mas nada mais importa. E isso é libertador.
Eu ainda não sei como vou chegar lá, mas agora sei aonde ir.
Um comentário:
E cá estou eu, relendo esta epifania após passados apenas 3 semestres, sem conseguir me lembrar qual era o objetivo traçado no momento.
Acredito que meu caminho deva ter se desviado em algum momento. Já não sei onde queria chegar, mas posso dizer que estou satisfeito com onde estou. A trilha que percorro pode não ser a que esperava, mas vai ficando cada vez mais bela com o tempo. E cada vez mais sinto que estou seguindo na direção certa, mesmo sem saber onde esse caminho vai me levar.
Postar um comentário